Q'raio é um armário cápsula? 👗

8.3.20

armario_capsulaarmario_capsula armario_capsulaarmario_capsula

Marta, o que raio é um armário cápsula? Perguntaram vocês e muito bem!
Estão de copo de vinho na mão? Eu confesso que estou 🍷

Um armário cápsula não é um conceito inventado por mim mas resumindo e baralhando é um armário composto por um número limitado de peças, incluindo calçado e carteiras. Porquê que eu acho isto fantástico? Porque foi o processo que eu encontrei para descobrir o meu estilo, deixar de ter uma ligação emocional com roupa que não uso há mais de dois anos (e alguma nunca cheguei a usar), reduzir drasticamente as compras por impulso e deixar de acordar com a sensação de: oh meu deus, tanta roupa e nada para vestir ~quem nunca, não é?


Identificaram-se? Ótimo, façam um rodinha que eu vou explicar. Juntem toda a vossa roupa num só espaço. Separem por estação e deixem logo de lado a roupa que já não serve ou não usam por não ser confortável. Sei, esta é fase em que temos um pequeno ataque cardíaco com a quantidade de roupa que podemos acumular ao longo dos anos. Respira fundo, vamos ouvir um bocadinho de música e mãos à obra.
    
📌Primeiro, escolhemos todas as peças preferidas da estação ~para já, sem querer saber de combinações ou número de peças.

📌Segundo, experimentem todas essas peças para decidir se é mesmo para manter. Um truque que uso nesta fase é perguntar a mim própria:
espelho meu, espelho meu, com esta peça, é dia de selfie ou este outfit já morreu?
Se não morreu, fica. Caso contrário, vai para o montinho do o-problema-não-és-tu-sou-eu.

📌Terceiro, com as peças que sobreviveram às fases anteriores planeamos o máximo possível de outfits. E isto não quer dizer que o vosso armário vai ser monocromático ou aborrecido mas sim que é essencial ter os básicos que adoramos (estou a falar por exemplo de calças de ganga, se for a vossa cena) para depois combinarmos com aquela camisola amarela que encaixa na perfeição na nossa personalidade.

E o que fazer ao que ficou de fora? Se forem radicais, é para doar. Se forem como eu, escolham algumas peças que estão mesmo-mesmo prontos para dizerem adeus sem grandes choros e o resto podem guardar no vosso armário em caixinhas e caixotes. Claro, com o compromisso de voltarem a escolherem mais umas roupinhas para doar na próxima estação.

a quick update: de março a junho escolhi 40 peças e ando a explorar todas as possíveis combinações com bastante satisfação, a parte mais difícil de cada manhã é só mesmo escolher qual é a peça de que me vou querer gabar às minhas colegas 😎 no meu armário, ainda assim, ficaram 5 caixotes de roupa. mas shiiiu, ao final dos 1001 dias vai estar bem reduzido esse número. Promessa de Marta!

2 comentários

  1. Adorei como transformaste o “armário cápsula” numa coisa tão simples e engraçada ahaha! “espelho meu, espelho meu, com esta peça, é dia de selfie ou este outfit já morreu?” conquistou-me sem dúvida! Espero poder por isto em prática. Tenho mesmo muitaaaaaa roupa! E costumo doar imensa, de 6 em 6 meses, mas estão sempre a oferecer-me logo fica complicado. Mas, sem desculpas, vamos tentar! 🤞🏼 Beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já tive uma fase em que me estavam sempre a aparecer sacos de roupa em casa! Aí o truque será teres a certeza que ao aceitares determinada peça que vai mesmo mesmo encaixar com o teu estilo e passares a dica ~de forma subtil~ de que por uns tempos estás a dizer um grande não a peças novas. Rapidamente as pessoas se habituam, acredita! Beijinho beijinho!

      Eliminar