Três dicas para super listas!

28.3.20

secretaria_bloco
Estão cheios de vontade de fazer uma listinha de objetivos? 10, 50 ou 101? Primeiro alerta: Escrever a lista é a parte mais simples deste processo, arregaçar as mangas e de facto fazer acontecer é que pode tornar-se num labirinto num piscar de olhos. Mas nada temam, estou aqui para vos dar a mão. 

E quem sou eu para vos falar disto? Perguntam vocês e perguntam bem. Sou uma miúda adulta a aprender a lidar com a ansiedade que fez da organização de tempo e produtividade um hobbie e a juntar a isso sou uma apaixonada assumida por listas. Já testei uns mil métodos desenvolvidos, desde da agenda da papelaria da minha rua, bullet journal, GTD, pomodoro e mais umas quantas aplicações que prometem uma solução milagrosa para a gestão de projetos, tempos, produtividade. You name it! 

De todos os métodos testados, eu trouxe o que melhor se adapta a mim e mais coisa menos coisa, tenho feito acontecer o que quero. Agora o meu foco está na minha lista de 101 coisas em 1001 dias e porque me sinto entusiasmada quero deixar-vos as três dicas de ouro para realizarem a vossa listinha de objetivos de vida. 

Tudo a postos? Vamos lá!



1. Saber bem o que se quer
Eu sei, parece a parte mais fácil. Mas pode ser um bocadinho mais complicado quando é mesmo preciso colocar por palavras. Não interessa ter como objetivo tornar-me vegetariana ou visitar o mundo inteiro se quando nos imaginamos nesse cenário o nosso coração não se enche de entusiamo. Podem ver outras listas (o Day Zero Projeto - O website original do 101 things in 1001 days tem várias ideias de onde podem escolher), podem e devem falar com os vossos amigos que muitas vezes nos conhecem melhor que nós próprios e podem mudar de ideias várias vezes. Eu sei que mudo. 

O meu conselho? Sentem-se num cantinho e escrevem num papel (ou no telemóvel, vá gente moderna) como é a melhor versão de vocês e da vossa vida. Vale escrever, rabiscar, desenhar. Como é a vossa rotina? Quais são os vossos hábitos? Que estão a fazer? Quem são as pessoas que estão à vossa volta? Podem até imaginar o que estão a vestir. São as vossas prioridades que estão em jogo e isto é uma apenas uma conversa privada com vocês próprios. Sejam honestos!

P.s.: Eu usei o pinterest como auxilio visual, já em modo rascunho para o Vision Board que irei elaborar.



2. Prazos, prazos, prazos
Anda por aí uma daquelas frases de que a diferença entre um sonho e um objetivo é uma data, um prazo para concluir. Concordo e acho para lá de regra de ouro!
Ter uma data é essencial.
Seja uma lista de um dia, um mês, um ano ou 1001 dias. Definir um prazo irá ajudar-nos a trabalhar nesse objetivo e ser realistas. 

Puxando a brasa à "minha" sardinha, devo dizer que 1001 dias me parece o prazo ideal. Há tempo para realizar mudanças verdadeiras com as recaídas que já se sabe que irão acontecer, sem a pressão de ter tudo realizado na próxima meia-noite de 31 de dezembro, uffa! 2 anos e pouco soa a muito tempo para fazer coisinhas pequeninas como comer mais fruta mas também para atirar para lá uma viagem até Itália. Não? 

Agora, lembram-se da reflexão feita anteriormente? Boa. Peguem nisso e transformem em pequenos objetivos: Quero ir a Londres. Quero passar mais tempo com a minha família e quero aprender a fazer pão sem glúten (acreditem, não é tão fácil como todos os gurus das receitas dizem).

 Notinha: sejam realistas! Se a vossa lista é para um ano, não esperem introduzir doze novos hábitos na vossa rotina. A nossa vida é uma correria, temos outras responsabilidades e fases menos boas (a preguiça bate a todas as portas e às vezes as séries do Netflix são mesmo viciantes). É preferível celebrar pequenas vitórias como beber um copo de água em jejum todas as manhãs do que desmotivar ao final de três meses por não estarem a conseguir riscar nenhum item da lista.


3. Medir o sucesso
Atenção! Chegaram a este ponto e este é crucial. Acredito, com uma breve analise que fiz junto dos meus, que é aqui que maior parte das pessoas falha na fase do planeamento. Vou já passar à prática que para bom entendedor meia palavra basta!

Se a vossa lista for para completar num ano e querem visitar mais a vossa família, isso em números é o que? Em média gostavam de ir uma vez por mês, duas vezes por semana ou o que querem mesmo é aparecer todos os dias em casa dos vossos pais com pão fresquinho? Ok, fica mais ao menos assim: 

- Visitar mais a minha família (0/12)
- Visitar mais a minha família (0/104)
- Visitar mais a minha família (0/365)

Ou então querem provar todos os sabores de gelados já mais inventados? Primeiro, não sei se é possível saber quanto sabores existem no mundo e deve implicar algumas viagens. No entanto, continuam a ser grandes entusiastas de gelado, certo? Bem, se a vossa lista é para terminar num ano, qual é a média de vezes que ficavam mesmo felizes em comer um novo gelado nunca antes provado? Um média de três vezes por mês? Fica assim:

- Experimentar novos gelados (0/36)

E por último, se estiverem a fazer tudo certinho, que acredito que sim, vão reparar que há alguns objetivos que se tornaram difíceis de tornar em matemática. O truque? Tornem bem claro o que esse objetivo quer dizer para vocês e tornem-no em pequenos objetivos. Por exemplo, eu queria começar a comer melhor e cozinhar a minha própria comida. Como podia medir o sucesso de algo assim meio abstrato? Para já ficou assim:

7. Tornar-me vegetariana
8. Fazer o bolo de aniversário para alguém
9.Experimentar 30 receitas dos meus livros de receitas & e do blog Intolerâncias à parte [0/30]


Super dica extra
Arranjem um grupinho de apoio. Eu sou uma sortuda e tenho as minhas primas para me apoiar e este blog para me ir mantendo na linha. É importante termos alguém com celebrar connosco as pequenas vitórias. Nem que seja levantar o rabo do sofá para fazer o jantar em vez de mandar vir!


P.s.: Pensei muito seriamente fazer o exemplo dos gelados com copos de vinho tinto, mas não vos quis levar a maus caminhos. Eu sei que já tenho uma listinha de vinhos aprovados *shiiiu* 


um tesourinho extra: eu e uma das minhas primas, a Inês, 2004

4 comentários

  1. Adorei as dicas! Consegui hoje completar as 101 coisas e não foi fácil! 🤣 julguei que fosse mais fácil, mas não é. Agora o pior mesmo é por tudo em prática, mas vamos a isso! Nada de desanimar!!

    Quanto à foto: estavam tão giras!! 😍

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa! Eu própria ainda não terminei a minha listinha.
      Mas prefiro ir avançando, e ir terminando aos poucos.

      Mas vamos, iremos conseguir! *

      Eliminar